quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Revelando São Paulo 2011




Durante os dias 10, 11, 17 e 18 deste mês acontece a saída fotográfica Fotografe São Paulo - Um Olhar Sobre a Cultura Tradicional Paulista, atividade integrante do XV Revelando São Paulo, festival sobre a cultura paulista. Sábado passado, 10/9/11, participei do primeiro encontro.
Foi um dia muito rico. Fui lá com minha maquininha que ganhei de brinde na assinatura de um jornal. Imagem a humildade do brinquedo. Cheguei lá no festival naquele sábado nublado e meio frio e encontrei quase 15 pessoas com seus equipamentos fotográficos de gente grande. Quase pedi desculpas por ter ido até lá. Mas o pessoal era super simpático e o Elias Gomes, organizador da saída foi super bacana o tempo todo.
Tudo rolou tranquilo para nós participantes.
Começamos fotografando a área chamada de Rancho, que era um espaço em meio a uma pracinha com mesinhas para piqueniques, cheia de barracas com comidas típicas paulistas. Todas muito bem decoradas com objetos tradicionais, tais como panelas de barro e de ferro, utensílios de ágata, selas, chifres de boi, chitas lindas, etc. As comidas, nem te digo... Já fui logo no cafezinho e no bolinho de chuva fresquinho.
Há o palco montado para apresentações ao longo do dia, ao lado do Cruzeiro. Mas isto não paramos para fotografar naquele dia. Por isso fotografei só um pouco o Cruzeiro e uma apresentação que estava acontecendo enquanto estávamos no rancho.
Depois de fotografarmos aquela área e de resistir aos inúmeros quitutes, fomos almoçar no refeitório da feira, pois ganhamos tickets da organização para irmos até lá. Era em um galpão enorme e vários representantes de suas cidades levavam seus próprios pratos e utensílios a fim de economizarem pratos plásticos. Ideia da organização da feira. Eu usei um prato de vidro que eles ofereciam, mas tive que ficar com o garfo de plástico mesmo, pois eu ainda não tinha esta informação.
Durante o almoço conversei com um senhor representante das comunidades quilombolas e com uma senhora representante de São Sebastião. Muito simpáticos. Eu soube por eles que várias comunidades quilombolas estavam lá e que a organização faz uma super seleção para garantir que os artesãos apresentem realmente expressões tradicionais de suas regiões. Nada de produtos industrializados e sem história na região.
Após o almoço fotografamos a área da culinária e a área do artesanato. Fui atrás do estande quilombola e lá comprei umas conchas lindas de uns 10 cm de comprimento, por apenas R$3,00. Claro que no meio do caminho petisquei do meu quitute preferido do festival (todo o ano que vou lá, eu o compro): paçoca preparada no pilão, ali mesmo, fresquinha. Desta vez, experimentei a paçoca de pilão com gengibre. Um porção sai por R$3,00. Não consegui achar a barraca de São Sebastião. Mas voltarei lá no próximo final de semana e vou procurá-la novamente.
O melhor da festa ainda estava por vir.
Havia uns carros de bois fazendo passeio na área do trote. Não à toa, o Parque da Vila Guilherme - onde acontece o Revelando São Paulo - é mais conhecido como Parque do Trote. Memória dos tempos idos do Parque.
E haveria também uma procissão da imagem de Nossa Senhora Peregrina desde a Igreja de São Sebastião, que fica a uns 2 km de lá.
Pois bem, o Elias nos conseguiu uma carona até a Paróquia nos carros de bois que estavam indo para lá!
Imaginem os batedores da polícia indo na frente, o trânsito parando para passarmos, a galera saindo nos portões e parando o trabalho para nos ver passar. E aquele barulho enorme do ranger das rodas de madeira enquanto os boizinhos iam seguindo em frente. Fui acenando para as pessoas, dando tchauzinho, um barato. Minhas pilhas acabaram neste momento.
Chegando na Paróquia, havia uma missa acontecendo. Ficamos no pátio ao lado lanchando um lanche hiper caseiro: bolos e pães caseiros mesmo, daqueles que você sabe que foi uma mamãe ou uma vovó que assou. Frutas, café e leite quentinho. Tudo de bom. (Estou achando que este blog deveria se chamar "Comendo em São Paulo como uma gulosa").
A procissão aconteceu depois da missa. Por sorte, havia um mercadinho próximo e consegui comprar um par de pilhas para fotografar um pouco da procissão. Mas eu fui apenas até uma parte do caminho para o Casarão, espaço onde a imagem da santa ficaria exposta para os fiéis.
O festival Revelando São Paulo acontece durante toda a semana até o dia 18/9/11 das 9h às 21h no Parque Vila Guilherme – Trote / Mart Center
Avenida Dias de Figueiredo, s/n / Rua Chico Pontes, 1.500 - Vila Guilherme.
A entrada é gratuita. Não há metrô por perto e você tem que estacionar do lado de fora do parque.
Leve blusinha para o frio e boné para a hora do sol, pois o parque tem várias áreas abertas assim como as cobertas.
E aproveite muito!
























































































































































































2 comentários:

  1. Ale, eu curti muito esse seu post do Fotografe!! Parabéns... Você tem muita foto legal!! Vou fuçar os outros posts tb... Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Hidenori,

    Obrigada! Está sendo uma experiência linda, não é mesmo? Hoje à noite voltarei lá para fotografar mais. Bj.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Curtindo São Paulo como uma turista de Alexandra Rocha é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at www.curtindosaopaulocomoumaturista.blogspot.com.