terça-feira, 15 de junho de 2021

Ribeirão Pires - SP

Pilar, 2019

Este post vem atrasado, mas aqui está. Será bem curtinho, pois esta cidade merece uma boa descrição e fotos, que eu só poderei refazer quando puder passear novamente.

Ribeirão Pires é uma cidade no caminho para o litoral, atendida pelo atual Serviço 710 da CPTM (que liga a linha 10 Turquesa à linha 7 Rubi).  Eu a conheci anos atrás quando vim visitar um amigo que morava aqui. Depois voltei para o prestigiar a banda do marido de uma colega, em um barzinho local chamado Canoa Quebrada, em 2005. Foi bacana, principalmente por causa da companhia de minhas amigas e desse amigo. Bom, esse amigo veio a se tornar meu marido em 2014, então tinha que ser bacana mesmo.

E a partir de 2018 passamos a morar aqui.

Algo interessante sobre aquele Serviço 710 que citei acima é que ele voltou a traçar parte do caminho que originalmente foi da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a primeira linha férrea do estado de São Paulo. A estação de Ribeirão Pires-Antônio Bespalec ainda preserva boa parte da arquitetura do começo do século XX. Mesmo a cidade tem uma feição bem diferente da capital, com suas ruas de paralelepípedos, neblina constante, vegetação abundante, vários morros com mirantes de onde podemos ver não apenas a cidade, como também a Represa Billings (vista do mirante de Santo Antônio).


Represa Billings, 2018

Eu já vi tucanos nos mirantes de São José e do Pilar. Isso sem falar de saguis e outros inúmeros pássaros e é maravilhoso ver orquídeas nativas dependuradas nas árvores desses locais e trilhas. E há várias trilhas fáceis de serem encontradas em qualquer bairro por aqui. Os moradores mais antigos conhecem bem esses caminhos. Não me atrevo muito a caminhar por elas, pois o risco de se perder na mata é bem real.

Trilha perto de casa, começo de 2020

A Vila do Doce é uma praça de alimentação organizada no centro da cidade. Gosto mais da pequena área ao lado, composta por um palco e uma área para o público assistir a shows (não estão ocorrendo nessa época que vivemos).


Vila do Doce, 2019

Como eu disse, este pequeníssimo post é apenas para marcar presença, pois a cidade, mesmo sendo pequena em comparação a São Paulo, merece mais atenção em uma próxima vez. A lista de locais a se visitar é boa.

 

Até a próxima.

 

Um comentário:

  1. Oi, Alê!

    Fico feliz que tenha voltado com o blog :D

    Eu tenho família em Ribeirão, mas normalmente as visitas se restringem aos bairros onde o pessoal mora... A única exceção foi quando fui ao show da Rita Lee no Festival do Chocolate... #saudadesdedarrolê

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Curtindo São Paulo como uma turista de Alexandra Rocha é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at www.curtindosaopaulocomoumaturista.blogspot.com.