quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cursos de dança gratuitos



Nesta semana, uma amiga me perguntou onde ela poderia aprender a dançar, gratuitamente.
Existem algumas opções. O lance é coincidir o estilo que se quer e o tempo livre para aprender.
Na Galeria Olido, há o curso de dança de salão de terça a sexta e prática de baile aos sábados. Vale para iniciantes e para quem já sabe dançar e quer praticar.
Vejam lá no site que há também oficinas de técnicas e de dança contemporânea:  

"O Centro de Dança Umberto da Silva, da Galeria Olido, está com inscrições abertas para duas oficinas, gratuitas, para os meses de agosto e setembro. São elas:
  • Flying-Low - A Respiração e a Voz como Técnicas para o Movimento, com Flávio Lima. Desenvolvida por David Zambrano, a técnica Flying-Low se concentra no caminho, velocidade e fluir da energia, que serve como elemento criativo na movimentação. Público: de 15 anos a 50 anos. Para bailarinos, atores que tenham no mínimo quatro anos de dança ou algum trabalho de movimentação do corpo. Por ser um trabalho que precisa de muita disposição e adrenalina, é necessário estar em boas condições físicas, sem nenhuma lesão que possa comprometer a aula. 25 vagas. Inscrições: enviar, até dia 25/7, carta de interesse e currículo (máximo uma lauda) para o e-mail: flaviolima36@hotmail.com (assunto: Inscrição para Workshop – CDUS). As aulas ocorrerão às terças e quintas, das 14h às 16h.
  • Corpo Criativo, com Claudia Palma. A oficina tem como foco a técnica da dança contemporânea e a improvisação direcionada, proporcionando ao participante abrir a percepção, expandir, explorar e potencializar o corpo para poder conquistar autonomia e uma dança presente. Público: para maiores de 16 anos. 25 vagas (haverá seleção). Para interessados em arte que tenham alguma prática corporal. Inscrições: enviar, até dia 25/7, carta de interesse e currículo (máximo uma lauda) para o e-mail: cpalma2009@gmail.com (assunto: Inscrição para Workshop – CDUS). As aulas ocorrerão às quartas e sextas, das 10h às 12h."
Se vocês quiserem experimentar o Programa Vocacional há a Dança Vocacional. Nesta atividade se trabalha mais a expressão corporal e dependendo do professor a aula se volta mais para dança contemporânea. Não há regras rígidas em se fazer coreografias decoradas, cada aluno desenvolve sua própria expressão. Também já vi artistas-orientadores (que é como são chamados e conceituados os professores) trabalharem com ritmos afro-brasileiros, com street, mas não com muita abertura para a dança de salão.
Existem vários lugares onde encontrar a Dança Vocacional, inclusive em Centros Educacionais da Prefeitura - CEU.
No final do ano acontecem mostras dos vocacionados (alunos). Um desses ficou bem conhecido na internet, por participar de um programa da tv apresentado em sua audição uma coreografia própria para a Morte do Cisne Branco. Maravilhoso.




Há também a dança circular.
Aqui o que conta é a ligação com a natureza, com a coletividade, integração. Os grupos pesquisam danças circulares do mundo todo.
Os encontros acontecem em parques e sempre vale a pena checar os horários e locais antes.
Quando há alguma opção de metrô por perto, indico aqui. Se bem que sempre há ônibus que circulam próximos dos parques. Estacionar por perto é sempre uma jornada que depende do ânimo de cada um:

Parque Lions Clube
Terças, das 8h30 às 10h30. Rua Alcindo Bueno de Assis, 500 - Tremembé. Informações: 2203.5837. Metrô Tucuruvi e ônibus.

Parque do Ibirapuera
1º domingo, 10h, próximo ao viveiro Manequinho Lopes. Av. IV Centenário, s/n, portão 7A. Metrô Santa Cruz, ou Vila Mariana ou Ana Rosa, mas deve-se pegar um ônibus depois mesmo assim. Dentro do parque se estaciona com zona azul.

Parque da Luz
2º domingo, 10h, atrás do coreto. Pça. da Luz, s/n - Metrô Luz.

Parque Trianon
3º domingo, 10h, ao lado do playground. Rua Peixoto Gomide, 949. Metrô Trianon.

Parque Villa Lobos
4º domingo, 10h, à esquerda da entrada principal. Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1655 - Alto de Pinheiros. Entre as estações de trem Cidade Universitária e Jaguaré. Agorá há a estação de metrô Pinheiros, na Av. Faria Lima. De toda maneira, deve-se tomar um ônibus também, pois o parque fica longe dessas estações. Infelizmente, o carro é mais viável.

Parque da Aclimação
Último sábado, 10h, próximo à administração. Rua Muniz de Souza, 1.119. 

Parque da Água Branca
Último domingo,  11h, no Bambuzal. Av. Professor Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca. Metrô Barra Funda.


E por fim, se você tiver algum CEU por perto também vale a pena dar uma olhada na programação deles para a comunidade (não é apenas aluno das escolas que pode participar, mas você tem que ver quais aulas cada CEU oferece): http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Anonimo/CEU/programacao.aspx?MenuID=161&MenuIDAberto=135

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Curtindo São Paulo como uma turista de Alexandra Rocha é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at www.curtindosaopaulocomoumaturista.blogspot.com.